domingo, 22 de março de 2015
Encontros em São Miguel
sábado, 21 de março de 2015
Circulação de Encontros pelo interior de Alagoas
Na estrada de Penedo para São Miguel me dou conta do quanto minha terra é linda e seu povo também! Falo daqueles cuja simplicidade lhes pertence. Pudemos sentir essa beleza ontem na apresentação em Penedo, tanto durante quanto depois da apresentação, na roda de conversa sobre o espetáculo e seu processo de criação. Estamos agradecidos/as!
Telma César
segunda-feira, 16 de março de 2015
Viagem de Estudos: Aldeia Jiripancó em Pariconha, sertão de Alagoas

Assistimos ao ritual da festa do umbu que acontece durante quatro finais de semana. Uma experiência ímpar para todos nós. Estamos muito agradecidos ao Professor Aldemir Barros por ter nos apresentado aos Jiripancó, ao povo da aldeia por ter nos recebido, especialmente ao Cícero, uma liderança que nos recepcionou muito generosamente em sua casa e nos preparou para a apreciação daquela manifestação. Tudo é muito intenso, grandioso e, ao mesmo tempo, revestido de uma simplicidade sagrada. Na foto acima vemos a roda final de fechamento dos trabalhos no domingo. Nesse momento pudemos dançar o toré juntamente com o grupo. Na foto abaixo vemos os praiás no terreiro dançando na roda ritual. Para conhecer um pouco mais através da leitura, indicamos o livro "A educação Jiripancó: uma reflexão sobre escola diferenciada dos povos indígenas em Alagoas" de Gilberto Geraldo Ferreira.



Companhia dos Pés finaliza circulação nordeste do espetáculo “Encontros” premiado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013 em Alagoas

Encontros é um espetáculo de dança contemporânea que vem sendo realizado desde 2010 pela Cia dos Pés com base na pesquisa e investigação do movimento a partir das referencialidades da cultura popular nordestina. Discute a questão do tempo que destinamos para estarmos conosco e com o outro, partindo da perspectiva de que o encontro entre diferenças potencializa a criação. Encontros propõe tecer um diálogo com a alteridade frente às múltiplas redes que existem no mundo contemporâneo, enfatizando a valorização da singularidade como conhecimento no corpo. Em cena, constrói-se uma sinestesia que compõe um ambiente repleto de intimidade e ancestralidade.
A Companhia dos Pés foi criada em 2000 em Maceió-AL sob direção de Telma César. Tem como principal interesse o desenvolvimento de processos investigativos para a produção de conhecimento em dança, sobretudo, na forma de espetáculos. As principais referências para o desenvolvimento desses processos são Sistema Laban, Educação Somática e Danças Tradicionais e Populares do Brasil. Dentre os trabalhos realizados destacamos: Pé, Umbigo e Coração (2000, apresentações em Maceió e em São Paulo – SESC), Variações para café com pão (Rumos Dança 2000/2001), Yerma Maria da Silva (2003), Tudo está por começar e Ciranda Branca (ambos no Cemitério Campo Santo 2005 e 2006 respectivamente), Poética da Cidade (Coreografias criadas por espaços urbanos - Prêmio Klauss Vianna de Dança Funarte 2008), Azulquente (Prêmio Artes Cênicas na Rua Funarte 2010), Encontros – versão para a rua (Prêmio de Estímulo as Artes Cênicas Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas 2010), Encontros – versão para sala fechada (Prêmio Procultura Funarte 2010 – apresentações em Maceió em 2011 e no Festival Internacional de Dança do Recife 2012). Premio Klauss Vianna de Dança edição 2013 para circulação do espetáculo Encontros.
Ficha técnica:
Concepção e direção: Telma César
Coreografia: Cia dos Pés
Bailarinos/a: Edson Santos, Reginaldo Oliveira, Joelma Ferreira
Trilha sonora: Telma César
Figurino: Reginaldo Oliveira
Preparação corporal: Risia Lessa e Telma César
Produção: Reginaldo Oliveira
Iluminação: Eris Maximiano
Operardor de Luz: Moab Oliveira
Assinar:
Postagens (Atom)