quarta-feira, 25 de julho de 2012

Espetáculo Encontros foi apresentado em escola de Maceió

Apresentação aconteceu nesta quarta, 25
de julho, na Escola Estadual Júlio Auto



O espetáculo Encontros marca o início de um novo ciclo da Cia dos Pés, celebrando o encontro das pessoas que integram esse novo elenco da Cia e tornando este fato o próprio ponto de partida para a criação. No centro do processo de criação as seguintes questões: Que tempo disponibilizamos para o encontro com nós mesmos e com o outro? Qual tempo disponibilizamos para nós e para o outro? Como as referências culturais da nossa tradição popular podem estar a um só tempo tão próximas e tão distantes de nós? Da busca por encontrar no corpo e no movimento possíveis respostas para essas questões  surge o espetáculo de dança Encontros, que tem bailarinos em cena, numa concepção e direção de Telma César.

Após apresentações  em pleno centro comercial de Maceió e no Teatro Deodoro, o espetáculo entra agora numa fase de apresentações em escolas públicas de Maceió, e a Escola Júlio Auto, no bairro do Vergel, foi a primeira a recebê-lo, mas outras ainda o receberão.

A Companhia dos Pés foi criada em 2000 em Maceió-AL sob direção de Telma César. Tem como principal interesse o desenvolvimento de processos investigativos para a produção de conhecimento em dança, sobretudo, na forma de espetáculos. As principais referências para o desenvolvimento desses processos são sistema Laban, educação somática e danças tradicionais e populares do Brasil. Dentre os trabalhos realizados destacam-se: Pé, Umbigo e Coração (Contemplado com a Lei Municipal de Cultura em 2000, apresentações em Maceió e em São Paulo – SESC), Variações para café com pão (Rumos Dança 2000/2001 do Instituto Itau Cultural), Yerma Maria da Silva (2003), Tudo está por começar (Cemitério Campo Santo Parque das Flores, 2005), Ciranda Branca (Cemitério Campo Santo Parque das Flores, 2006), Projeto Poética da Cidade (Prêmio Klauss Vianna de Dança Funarte 2008) do qual emergiu as seguintes obras: Miami dos Mendigos (2008), Qual é a história que você quer que eu conte (2009), Dentroforaadentro (2010). Azulquente (Prêmio Artes Cênicas na Rua Funarte 2010), Encontros (Prêmio de Estímulo as Artes Cênicas da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas 2010). Em 2011 foi contemplado com o Prêmio BNB de Cultura e com o Prêmio Procultura da FUNARTE.

domingo, 8 de julho de 2012

Viagem de estudos a Recife - PE


Encontros com o cavalo marinho, o maracatu e o coco pernambucano.