Companhia dos Pés no Festival Panorama
Com sua primeira edição organizada em 1992, o Festival Panorama é realizado pela Associação Cultural Panorama desde 2007 e traz a proposta de ocupar a cidade do Rio de Janeiro com dança e projetos dos mais variados formatos, apresentando as relações que o corpo constrói com o espaço,tempo e público.
O Panorama já é parte do calendário cultural da cidade e ponto de encontro de mais de 20 mil pessoas por edição. Dança, tecnologia, novas dramaturgias do corpo – tudo se conjuga para formar um festival único no Brasil.
Com participação na edição de 2015 com o espetáculo Dança Baixa, a Companhia dos Pés retornou ao Festival Panorama em 2017 (edição 25+1) com os espetáculos Dança Anfíbia e Dança Baixa.
Dança Baixa: propõe um tempo para estarmos em nós mesmos e neste mergulho íntimo aproximar-se de nossa história e cultura. Aposta num processo em que o encontro entre diferenças potencializa a criação. Como exercício de uma política do chão,coloca a questão das diferenças e das referências culturais no centro do processo criativo. Em cena, constrói-se uma sinestesia repleta de intimidade e de ancestralidade.
Dança Anfíbia : toma como ponto de partida a metáfora lançada por Gilberto Freire de ser “a gente alagoana uma gente anfíbia”. Propõe um mergulho nas possibilidades evolutivas que a vontade de criar é capaz de gerar, entendendo o processo de criação em dança como um processo adaptativo. Neste processo, lançar-se nos riscos das descobertas, dos devires e das relações, admitindo as ambiguidades, ambivalências e contradições humanas como potências de inventividade.
Após uma intensa semana de muita dança, debates, interação e vivências a Companhia dos Pés retorna com a sensação de dever cumprido.