segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
Frevo na praça 3º encontro
No terceiro encontro para as aulas de frevo na praça moleque namorador neste sábado, 26 de janeiro, percebemos que as crianças estão cada vez mais apoderadas do repertório de passos e mais a vontade no momento de improvisação na roda ao final da aula. O número de crianças aumenta a cada sábado! Estamos cada vez mais entusiasmados!
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
Curiosidade!!!
Meninas, frequentadoras das aulas do projeto Frevo na Praça estão querendo imitar o cabelo da Joelma, bailarina da Cia dos Pés, moradora do bairro da ponta grossa, professora de frevo e idealizadora do projeto. A chapinha perdeu!!!!!!!! Brincadeiras a parte esse fato é significativo uma vez que demonstra que as referencialidades podem ser ampliadas na medida em que o conhecimento se torna acessível e acessável. Vamos que vamos!
Frevo na Praça 2º encontro
Foi ainda mais quente esse segundo encontro para aulas de frevo na praça Moleque Namorador no dia 19 de janeiro. Já começamos a adentrar uma das principais metas do projeto que é juntar diferentes gerações do bairro em torno do frevo. Foi lindo ver um menino de 3 anos dançando ao lado de um homem de cinquenta! Todoas/as estão cada vez mais entusiasmadas/os e o clima é delicioso! Tanranranranran tanranranranran!!!!!!
segunda-feira, 14 de janeiro de 2013
Frevo na Praça
Foi maravilhosa a experiência do primeiro dia do nosso projeto na praça Moleque Namorador! Muitas crianças compareceram com entusiasmo e a comunidade compareceu à praça apreciando a aula. A inesperada passagem do cortejo do Maracatú Baque Alagoano esquentou ainda mais o clima no bairro. Foi tudo de bom! Semana que vem a orquestra de frevo Moleque Namorador comparecerá. Aula de frevo com música ao vivo!Tem coisa melhor? Todos estão convidados!
sábado, 12 de janeiro de 2013
Frevo na Praça
O
MOLEQUE NAMORADOR foi um famoso passista alagoano atuante na década de 1930 e
1940 em Maceió tendo vencido concursos de frevo na cidade. Muito embora a praça
que leva seu nome seja reconhecida pela Associação dos Moradores do Ponta Grossa como quartel General do Frevo, é grande a batalha para que esse ritmo e
dança mantenha seu espaço naquela localidade durante o carnaval, sobretudo pela
resistência da população mais jovem, na maioria das vezes, alheia a história e
cultura local. Esse projeto tem por objetivo exatamente fomentar o interesse
pelo frevo e colocar a memória do bairro em movimento por meio do passo do
frevo investindo no potencial de crianças e adolescentes. Atualmente, após mais
de dez anos de investidas do bloco pinto da madrugada pela retomada do frevo
nos carnavais alagoanos, tivemos a realização do primeiro concurso de passistas
em Maceió em fevereiro de 2011 do qual foi vencedora a bailarina Joelma
Ferreira, integrante da Associação de Cultura e Arte Cia dos Pés e moradora do
bairro da Ponta Grossa e vice-campeão Edson dos Santos também integrante da Cia
dos Pés,sendo ambos alunos do Curso de Licenciatura em Dança da UFAL , os quais ministraram as aulas de frevo na praça moleque namorador.
A realização desse projeto vem consolidar
a proposta da nossa Associação de articular proposições estético-artísticas a
dimensões sócio-culturais que contribuam para o desenvolvimento das nossas
tradições populares.
Concebido por Joelma Ferreira, integrante da Cia dos Pés e moradora do bairro da Ponta Grossa, esse projeto conta com a parceria da Associação de Moradores da Ponta Grossa e pretende ganhar dimensões maiores a partir do segundo semestre de 2013, AGUARDEM!
Assinar:
Postagens (Atom)