quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Circulação de encontros

O apoio da Fundação Nacional de Artes tem sido fundamental para a manutenção das ações da Cia das Pés. Fomos contemplados com o Premio Klauss Vianna de Dança para realizar a circulação do espetáculo Encontros nas cidades de Fortaleza, João Pessoa e Recife. Além das apresentações teremos ainda a possibilidade de troca com o público de cada cidade por meio da realização de um workshop sobre o processo de criação do espetáculo. Essa sem dúvida será uma oportunidade riquíssima para a Cia e fundamental para o desenvolvimento do Espetáculo que prescinde, já em sua gênese, da necessidade de encontros! 

Cia do Pés é contemplada no Premio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013 com o projeto “Circulação de Encontros”


Pioneira na dança contemporânea em Alagoas a Cia dos Pés vem atuando desde 2000.
Considera que o apoio da Fundação Nacional de Artes tem sido fundamental para a manutenção da Cia. Tem alavancado o desenvolvimento e ampliação das ações do grupo. Em 2008, a contemplação com o premio Klauss Vianna de Dança para a realização do projeto Poética da Cidade foi fundamental para a retomada das ações do grupo, a beira de sucumbir pelas dificuldades de patrocínio.
O espetáculo Encontros, estreado em sua primeira versão para a rua em 2010, ganhou nova versão para recinto fechado em 2012, quando estreou em Maceió no Teatro Deodoro com posterior temporada na Pinacoteca Universitária. Também em 2012 integrou a programação do XVII Festival Internacional de Dança do Recife, onde foi aplaudido de pé pelo público presente no Teatro Hermilo Borba Filho. Em 2013 a Cia realizou apresentações em Campinas na sede do Lume e em São Paulo, para alunos da faculdade de dança Anhembi Morumbi. Essas apresentações tiveram por intuito colocar o trabalho em discussão, debatê-lo com o público de modo a fomentar seu processo de amadurecimento e transformação.
Encontros é um trabalho sempre em processo, sempre aberto a mudanças! Nesse sentido, a realização dessa circulação representará um grande enriquecimento ao trabalho pela potencialidade que a experiência com diferentes públicos traz. Além das apresentações também serão realizados workshops sobre o processo criativo do espetáculo. O próprio ponto de partida do processo de criação solicita esse encontro com o público pois em Encontros queremos verificar o quanto o encontro entre diferenças potencializa estados de invenção e isso inclui o encontro com o público também. Por outro lado, ao usarmos referencias de nossas tradições culturais locais, é interessante a experiência com outros públicos para "medirmos” até que ponto nossa arte está desterriteriolizada.
Encontros tem duração de 50 minutos, conta com dois dançarinos e uma dançarina em cena , respectivamente Edson Santos, Reginaldo Oliveira e Joelma Ferreira que assinam a coreografia da obra juntamente com a diretora Telma César que também concebeu e executa parte da trilha sonora ao vivo. O figurino é assinado por Reginaldo Oliveira e a iluminação original por Fátima Farias. As referencias das nossas tradições culturais locais estão presentes nos elementos do espetáculo sobretudo no movimento e na sonoridade.

Confiram aqui o resultado do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013:http://www.funarte.gov.br/wp-content/uploads/2014/01/Premio-Funarte-de-Danca-Klaus-Vianna-2013-Resultado-parcial.pdf

Um comentário:

  1. Parabéns! A Cia. dos Pés é um exemplo de competência e profissionalismo em nossa cidade/Estado, na figura da dançarina mestra Telma Cesar. Vi a apresentação de Poética da cidade no Memorial à República, e vez ou outra me pego rememorando as imagens dos bailarinos, numa sincronia perfeita.

    ResponderExcluir