segunda-feira, 16 de março de 2015


Companhia dos Pés finaliza circulação nordeste do espetáculo “Encontros” premiado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013 em Alagoas

A Companhia dos Pés residente em Maceió/Alagoas foi contemplada pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013 com o espetáculo “Encontros”. Chegando a sua fase final depois de circular por três estados dos nordeste: Salvador(BA), João Pessoa (PB) e Fortaleza(CE), agora é vez de circular pelos interiores e pela capital de Alagoas, Maceió. O projeto será finalizado com circulação pelas cidades de Penedo no Teatro Sete de Setembro (20/03), São Miguel na Casa de Cultura(21/03) e Arapiraca no Teatro do Sesi(02/04) sempre as 20:00h. Em Maceió as datas de apresentação constam de: 06,08 e 10 de Abril do corrente ano no IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Encontros é um espetáculo de dança contemporânea que vem sendo realizado desde 2010 pela Cia dos Pés com base na pesquisa e investigação do movimento a partir das referencialidades da cultura popular nordestina. Discute a questão do tempo que destinamos para estarmos conosco e com o outro, partindo da perspectiva de que o encontro entre diferenças potencializa a criação. Encontros propõe tecer um diálogo com a alteridade frente às múltiplas redes que existem no mundo contemporâneo, enfatizando a valorização da singularidade como conhecimento no corpo. Em cena, constrói-se uma sinestesia que compõe um ambiente repleto de intimidade e ancestralidade.
A Companhia dos Pés foi criada em 2000 em Maceió-AL sob direção de Telma César. Tem como principal interesse o desenvolvimento de processos investigativos para a produção de conhecimento em dança, sobretudo, na forma de espetáculos. As principais referências para o desenvolvimento desses processos são Sistema Laban, Educação Somática e Danças Tradicionais e Populares do Brasil. Dentre os trabalhos realizados destacamos: Pé, Umbigo e Coração (2000, apresentações em Maceió e em São Paulo – SESC), Variações para café com pão (Rumos Dança 2000/2001), Yerma Maria da Silva (2003), Tudo está por começar e Ciranda Branca (ambos no Cemitério Campo Santo 2005 e 2006 respectivamente), Poética da Cidade (Coreografias criadas por espaços urbanos - Prêmio Klauss Vianna de Dança Funarte 2008), Azulquente (Prêmio Artes Cênicas na Rua Funarte 2010), Encontros – versão para a rua (Prêmio de Estímulo as Artes Cênicas Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas 2010), Encontros – versão para sala fechada (Prêmio Procultura Funarte 2010 – apresentações em Maceió em 2011 e no Festival Internacional de Dança do Recife 2012). Premio Klauss Vianna de Dança edição 2013 para circulação do espetáculo Encontros.


Ficha técnica:

Concepção e direção: Telma César
Coreografia: Cia dos Pés
Bailarinos/a: Edson Santos, Reginaldo Oliveira, Joelma Ferreira
Trilha sonora: Telma César
Figurino: Reginaldo Oliveira
Preparação corporal: Risia Lessa e Telma César
Produção: Reginaldo Oliveira
Iluminação: Eris Maximiano
Operardor de Luz: Moab Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário