terça-feira, 23 de outubro de 2012

Cia dos Pés participará da 17ª edição do Festival Internacional de Dança do Recife (FIDR)







O espetáculo Encontros, da Cia dos Pés, será apresentado nesta quinta (25) na capital pernambucana, que recebe até o próximo dia 27 de outubro a realização da 17ª edição do Festival Internacional de Dança do Recife (FIDR). A apresentação acontecerá às 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho.

Serão mais de duzentos artistas, vindos das cinco regiões brasileiras e de países como Espanha, França, Holanda e Portugal.  Durante os nove dias, os principais teatros do Recife - Hermilo Borba Filho, Apolo, Teatro de Santa Isabel, Luiz Mendonça, Arraial, Barreto Junior, além dos Parques Dona Lindu e Jaqueira – receberão mais de 40 espetáculos.

O espetáculo Encontros marcou o início de um novo ciclo da Cia dos Pés, celebrando o encontro das pessoas que integram esse novo elenco da Cia e tornando este fato o próprio ponto de partida para a criação. No centro do processo de criação as seguintes questões: Estar consigo /Estar com o outro /Acreditar que o encontro entre diferenças potencializa à criação /Compor imagens poéticas.

Da busca por encontrar no corpo e no movimento possíveis respostas para essas questões surge o espetáculo de dança Encontros, que tem bailarinos em cena, numa concepção e direção de Telma César, e que parte para apresentações em um outro espaço tão propício a receber a arte produzida em Alagoas. Encontros já foi apresentado em várias versões: nas ruas de Maceió; Teatro Deodoro; escolas públicas e na Pinacoteca da UFAL.

Essa não é a primeira vez que a Cia dos Pés se apresenta fora de Alagoas, mas é a primeira em Recife, e segundo a diretora do espetáculo e da Cia, a Coreógrafa Telma César: “Me instiga a possibilidade de apresentar o trabalho para colegas do recife que, assim como eu, valorizam as danças tradicionais e populares no seu processo de formação artística e tomam esse universo como material de referencia à criação em dança contemporânea como Helder Vasconcelos, Maria Paula Costa Rêgo, Maria Acselard, Valéria Vicente. A possibilidade de por o trabalho em discussão com eles é instigante. Existe, é claro, a expectativa em relação ao público em geral, a possibilidade de expandir o trabalho para outros públicos é sempre importante para o amadurecimento de um espetáculo. Além disso, o contexto de um festival, de um modo geral é muito animador, recarrega as baterias para prosseguir no caminho que não é fácil”, finalizou. 

O Festival

Além das apresentações abertas ao público, o Festival também oferece oficinas gratuitas de dança, como parte da programação do FIDR Educativo. Essas ações especiais vão acontecer nas seis RPA’s (Regiões Político-Administrativas), e serão ministradas por educadores brasileiros e estrangeiros. Além da Plataforma Novos Criadores, um espaço aberto aos novos coreógrafos, estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para seminário, palestras, discussões e lançamento de livros durante o evento. A programação completa pode ser conferida no site: www.festivaldancarecife.com.

Companhia dos Pés

A Companhia dos Pés foi criada em 2000 em Maceió, sob direção de Telma César. Tem como principal interesse o desenvolvimento de processos investigativos para a produção de conhecimento em dança, sobretudo, na forma de espetáculos. As principais referências para o desenvolvimento desses processos são sistema Laban, educação somática e danças tradicionais e populares do Brasil. Dentre os trabalhos realizados destacam-se: Pé, Umbigo e Coração (Contemplado com a Lei Municipal de Cultura em 2000, apresentações em Maceió e em São Paulo – SESC), Variações para café com pão (Rumos Dança 2000/2001 do Instituto Itaú Cultural), Yerma Maria da Silva (2003), Tudo está por começar (Cemitério Campo Santo Parque das Flores, 2005), Ciranda Branca (Cemitério Campo Santo Parque das Flores, 2006), Projeto Poética da Cidade (Prêmio Klauss Vianna de Dança Funarte 2008) do qual emergiu as seguintes obras: Miami dos Mendigos (2008), Qual é a história que você quer que eu conte (2009), Dentroforaadentro (2010). Azulquente (Prêmio Artes Cênicas na Rua Funarte 2010), Encontros (Prêmio de Estímulo as Artes Cênicas da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas 2010). Em 2011 a Cia foi contemplada com o  Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro (Edição 2010).

Serviço:
17ª edição do Festival Internacional de Dança do Recife (FIDR)
De 19 a 27 de outubro, no Recife (PE)
Espetáculo Encontros
Cia dos Pés
Dia 25 de outubro
Teatro Hermilo Borba Filho
19h
Mais informações:
Cia dos Pés: (82) 9971-4281 e  http://companhiadospes.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário